CASTELO BOLIVAR CARAMURU DE OLIVEIRA

Castelo Bolivar Caramuru de Oliveira: sede do Escritório Amaral & Barbosa Advogados


Prédio histórico integra o patrimônio histórico-cultural da cidade de Juiz de Fora,MG

Comprometido com os valores histórico-culturais de Juiz de Fora, cidade em que foi criado, em que cresceu e se tornou um dos maiores escritórios de advocacia do País, o Amaral & Barbosa Advogados mudou-se em 2016 para um belíssimo prédio construído em 1895 e tombado pelo Município, através do Decreto nº 8446, de 30 de dezembro de 2004.


Denominado “Castelo Bolivar Caramuru de Oliveira”, o prédio-sede está situado à Rua Marechal Floriano Peixoto, 847, na região central de Juiz de Fora. Justificando o tombamento do imóvel, o governo municipal considerou:


I - o valor histórico e cultural que envolve o bem;
II - que o “Palacete Caramuru” constitui excelente documento de interesse para o resgate da história local e regional, em seus aspectos urbanísticos, arquitetônicos, econômicos, políticos e sociais;
III - que o imóvel é um típico exemplar da arquitetura eclética, características do início do período republicano, nas capitais e nas cidades de porte;

Desde sua instalação no “Castelinho”, o escritório vem contribuindo para a manutenção do patrimônio histórico municipal, não apenas de sua área externa, de arquitetura neoclássica, mas também de sua decoração interna. Em seu interior, foram preservadas a decoração e os objetos de época. A adaptação para o funcionamento de um moderno escritório de advocacia foi realizada com absoluto respeito às características originais do imóvel.


Na galeria de fotos abaixo, veja como a restauração do prédio, feita há poucos anos, recuperou a beleza e exuberância de sua fachada, deteriorada pelo tempo.