Amaral & Barbosa Advogados

FGTS Digital: MTE notifica 900 mil empresas com débitos

NOTÍCIA

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) iniciou, na última quinta-feira (3), a primeira etapa da cobrança administrativa de débitos relacionados ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) , utilizando o sistema do FGTS Digital. A ação está sendo conduzida pela Auditoria Fiscal do Trabalho e tem como foco os empregadores que apresentam pendências no recolhimento do FGTS. Cerca de 900 mil empresas estão sendo notificadas nesta fase inicial.

Notificações são enviadas pelo DET
As comunicações estão sendo realizadas por meio do Domicílio Eletrônico Trabalhista (DET), plataforma oficial de relacionamento entre o MTE e os empregadores. Nela, as empresas recebem orientações detalhadas para a regularização dos valores em aberto.

Para verificar se há débitos, o empregador deve acessar a caixa postal eletrônica do DET. Caso tenha recebido uma notificação, é importante seguir todas as instruções contidas na mensagem enviada pelo sistema.

O Ministério reforça que a regularização das pendências é fundamental para garantir o cumprimento das obrigações trabalhistas e evitar a aplicação de multas e outras sanções legais.

Em caso de dúvidas ou necessidade de mais informações, os empregadores podem consultar os canais de atendimento disponíveis no portal do FGTS Digital.

FGTS Digital
De forma geral, o FGTS Digital substituiu dois sistemas antigos que eram bastante usados no dia a dia dos profissionais do Departamento Pessoal: o SEFIP (utilizado para gerar informações do FGTS) e o Conectividade Social (usado para envio e gerenciamento de dados e guias). A ferramenta reune, em um único ambiente, funcionalidades como:

Declaração dos valores a serem recolhidos;
Cadastro de novos trabalhadores no FGTS;
Geração das guias de pagamento.
Vale ressaltar que com a implantação do FGTS Digital, os dados foram integrados ao eSocial, sistema já utilizado para a entrega de informações trabalhistas, previdenciárias e fiscais, facilitando a rotina das empresas, já que terão menos retrabalho e mais segurança nas informações prestadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prezados (as) Clientes

O Escritório Amaral & Barbosa Advogados alerta que nenhum de seus advogados envia mensagens por WhatsApp ou e-mail solicitando valores para fins de expedição de alvará e/ou “liberação de processo judicial”.
Em caso de dúvidas, pedimos que entre em contato conosco por meio dos canais oficiais do escritório:
Telefones: (32) 2101-2101 / (61) 61 9844-1753
E-mail: [email protected]

×
WhatsApp Chat
Amaral & Barbosa Advogados
× Como posso te ajudar?